As semelhanças históricas e culturais dos povos latino-americanos têm dado origem à ideia de América Latina como uma grande nação em conjunto.
Umas das suas principais características é o sincretismo de muitas tradições diferentes, tendo como fontes principais culturas nativas, tais como a Maya, a Asteca, a Inca; européias, especialmente as da Península Ibérica - Espanha e Portugal, em seguida França, e em menor extensão, Itália, Alemanha, Inglaterra e Holanda; e culturas africanas, com impacto principalmente no Caribe e no Brasil.
Em sua grande maioria, os países que a compõem falam línguas ibero-românicas – português e espanhol. E depois a tem a religião católica: As populações de todos os países latino-americanos são na maior parte católicas.
É válido considerar que esses países necessitam uns dos outros de forma bastante significativa, podendo citar, no tocante à economia, aqueles países que dependem muito da agricultura (Argentina e Uruguai, por exemplo), mas também há outros que dependem mais da extração de minerais ou fontes de energia (Venezuela e Chile). Outros são grandes exportadores de manufaturas (México). Há países que produzem altos superávits comerciais (Bolívia), e outros que historicamente têm tido défices de conta-corrente (Brasil). Alguns países são extremamente corruptos e instáveis (Venezuela, pra dar um exemplo extremo), mas outros não o são (Chile e Uruguai), em relação aos demais.
No quesito etnia, há aqueles cujas populações descendem mais de povos do “Velho Mundo” (Argentina, Brasil, Cuba), há outros que conservaram mais o componente genético indígena (Peru, Bolívia) e há aqueles que são uma mistura de povos do Velho e Novo Mundo (México, Chile, Colômbia).
Referências: http://es.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário