Páginas

sábado, 17 de março de 2012

A colonização.

       A colonização da América Latina começou no final do século XV depois que Cristóvão Colombo chegou em 1492 sob o patrocínio da Coroa de Castela. É importante lembrar que tal excursão começou com o intuito de descobrir novo roteiro para as Índias, local onde era encontrado muitas especiarias.  A partir daí, o império espanhol, o império português, o império Britânico, o império francês e holandês, conquistaram e colonizaram algumas áreas e populações que habitaram o continente.
    O império espanhol foi o primeiro a fazer a conquista, e se estabeleceram principalmente na América do Norte, América Central e região andina da América do Sul (impérios astecas e incas, respectivamente). A Espanha foi o país que passou a impor uma maior presença na América. Ele tomou posse em busca da força dos dois grandes impérios que existem na América Latina no momento: Na América Central veio para assumir o império Asteca no atual México e se estabeleceu em suas cidades. A partir de então controlava grande parte da América Central, a partir da região andina da América do Sul para assumir o centro do Chile, incluindo o Império Inca no atual Peru. 
    Portugal assumiu o controle da maior parte da costa atlântica da parte norte da América do Sul, que mais tarde seria o Brasil. A Inglaterra estabeleceu treze colônias na América do Norte (tais colônias que hoje corresponde ao EUA não fazem parte da América Latina, mas foi aqui citado só para informação), e obteve também posses em algumas ilhas do Caribe. A França ocupou a atual Guiana Francesa na América do Sul (ainda sob seu controle), Louisiana, no Golfo do México, algumas ilhas do Caribe, e na região canadense de Quebec. A Holanda estabeleceu colônias na América do Sul (hoje Guiana Holandesa do Suriname) e alguns assentamentos nas ilhas do Caribe (Antilhas Holandesas e Aruba).
É necessário mencionar o tipo de colonização realizado na América Latina, que foi a de exploração. Esse tipo de colonização atrasou o desenvolvimento dos países latinos que hoje se encontram em posições bem abaixo em índices de desenvolvimento humano em relação as  respectivas metrópoles e países desenvolvidos.


Referências: http://es.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina
             http://www.coladaweb.com/geografia/continentes/america-latina-e-seus-componentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário